fbpx

O que é Email Marketing?

Você já parou para pensar sobre o que é Email Marketing e como ele pode ser valioso para sua estratégia de marketing e vendas?
Email Marketing

Pode parecer algo corriqueiro, mas você já parou para pensar sobre o que é Email Marketing, suas particularidades e melhores práticas?

Dentre as diferentes estratégias de marketing digital, o Email Marketing continua sendo uma das mais importantes. Seu alto nível de engajamento permite uma maior eficiência e personalização na mensagem e transmissão eficaz dos objetivos de sua campanha. Em alguns casos, quando utilizado corretamente, o email pode ser até 40 vezes mais eficiente do que o marketing em redes sociais, por exemplo.

Confira, a seguir, mais sobre o que é Email Marketing, alguns de seus principais formatos e qual sua importância. Com esse conteúdo, esperamos oferecer uma base para que você possa tomar os primeiros passos ao implementá-lo em suas estratégias. Acompanhe!

O que é Email Marketing?

Considera-se Email Marketing toda comunicação entre empresa e seus contatos ou clientes via email. Essa estratégia tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a empresa e os clientes que forneceram seu endereço de email.

Por ser um canal de comunicação em massa pessoal, seu uso ao longo dos anos passou a ser refinado. Se antes o ele existia como uma versão digital de propagandas de mala direta, hoje ele demanda maior relevância.

Com a gestão correta e o uso das ferramentas ideais e de automação, as campanhas de Email Marketing podem atingir seu público no momento correto, com o conteúdo mais alinhado ao perfil de seu cliente.

A evolução do Email Marketing

Como vimos, o Email Marketing sofreu mudanças para manter-se eficiente em sua principal proposta: gerar relacionamento. No começo, ele era fortemente ligado ao tipo de marketing que já era feito por correspondência. Entretanto, com o tempo, esse tipo de abordagem, de mensagens enviadas em massa, passou a ser encarado como invasivo. Era preciso evoluir o formato.

No começo dos anos 2000, novos canais digitais surgiram. Poderia-se pensar que novos canais e estratégias superassem o Email Marketing, mas a realidade mostra o oposto. Ele ganhou formas não apenas de melhorar seu conteúdo, como modernizar a ferramenta e torná-la relevante e mais pessoal.

Diferentemente das redes sociais, o Email Marketing tem um aspecto menos efêmero e permite criar um relacionamento próximo. Além disso, com uma lista de contatos ativa e bem estruturada, sua estratégia pode ter um crescimento com um controle concreto. Afinal, para que a criação dessa base seja possível, é preciso que pessoas estejam interessadas em receber algo em troca de seus contatos.

Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida de diferentes formas. Geralmente, seu disparo é feito com o auxílio de ferramentas próprias para tal, permitindo o direcionamento de produtos, promoções e diversos outros tipos de conteúdos.

Quais as formas de fazer Email Marketing?

O canal de Email Marketing conta com uma grande maleabilidade. Não existe um limite de caracteres e, além do corpo do texto, mídias audiovisuais também podem ser exploradas. No entanto, é possível que seu planejamento conte com alguma das seguintes categorias:

1. Emails promocionais 

Esse é um tipo comum, que traz ofertas e promoções para seus consumidores. Em muitos casos, ele tem a função de reativar ou complementar uma ação de compra. Em outras ocasiões, ainda, pode ser o responsável pela efetivação de uma primeira compra.

2. Emails transacionais

Emails que indicam ao usuário que um processo ou uma transação foi realizada. Quando você precisa modificar uma senha de acesso ou está esperando um produto ser enviado, esse é o tipo de email que confirmará a ação desejada.

3. Emails relacionais 

Emails com o intuito de criar um relacionamento com sua base de contatos. Esse tipo não está diretamente ligado com uma proposta de compra ou para notificar uma transação. Um Email relacional pode ser uma newsletter, novidades ou mesmo uma curadoria de conteúdos relevantes para seus contatos.

Quais são as vantagens do Email Marketing?

Trabalhar com o Email Marketing oferece diversos benefícios à sua estratégia. Dentre eles, podemos destacar que:

1. Alta taxa de conversão

No Marketing Digital, o Email Marketing conta com uma das maiores taxas de conversão. Esse índice pode chegar a até 70%, tornando-o uma excelente ferramenta para direcionamento de sua persona para oportunidades de finalizar uma compra.

Além disso, mais de 50% dos consumidores já realizaram a compra de um produto anunciado por meio do Email Marketing. Isso faz com que a estratégia possa ser crucial quando é preciso destacar um produto ou serviço central em sua campanha.

2. Atinge a praticamente todos os públicos online

Mais de 90% das pessoas têm uma conta de email. Entre essas, 60% checam seu email pelo menos uma vez ao dia. Isso faz com que o email tenha um alcance garantido, sendo fundamental para estratégias de Marketing Digital de sucesso.

3. Permite otimizar seu investimento em Marketing Digital

Diferentes estratégias e ferramentas de Marketing Digital podem gerar um grande tráfego para seu site ou blog. Entretanto, é preciso estabelecer um relacionamento com seu cliente. Do contrário, seu negócio não consegue ter força para sustentar seus investimentos em Marketing.

O Email Marketing é a estratégia necessária para qualificar leads e poder fazer com que todas suas estratégias possam gerar resultados, além disso, ele é fundamental para criar relacionamento, a lembrança e o reforço de marca para que o seu negócio possa crescer de forma sustentável.

Como planejar uma Estratégia de Email Marketing?

Primeiramente, você precisará construir e gerenciar a lista de contatos que receberá seus e-mails. Para isso, é indicado utilizar uma plataforma de Email Marketing. É por meio dessa ferramenta que você poderá disparar emails, organizar relatórios e fazer testes com ações segmentadas.

Existem opções gratuitas de plataformas desse tipo no mercado, como o MailChimp e o E-Goi. Procure a melhor opção e as funcionalidades que estejam mais bem alinhadas ao que sua empresa busca.

Com a plataforma preparada, é preciso criar uma ação que possa atrair as pessoas a inscreverem-se em sua lista de emails. Por isso, materiais de Marketing de Conteúdo como ebooks, infográficos e checklists podem ser úteis para gerar interesse. Em outros casos, uma oportunidade de desconto ou proposta de valor em uma landing page pode também ser uma forma de captar a atenção de seus leads.

Independentemente dos meios utilizados, é importante que o seu planejamento possa oferecer um conteúdo relevante com consistência. Para fazer com que seu público permaneça interessado e se relacionando com sua empresa, é importante saber oferecer conteúdos e ofertas relevantes, direcionando outras ações de sua estratégia.

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *