fbpx

Marketing Digital: O que é e por que ele é fundamental para o seu negócio?

Com o advento da internet, o marketing digital se tornou a forma mais lucrativa de tornar uma empresa conhecida. Veja todas as vantagens dessa metodologia.
Marketing Digital

A internet, além de facilitar a comunicação e tornar mais rápida a disseminação da informação, desempenhou  – e vem, cada vez mais, desempenhando – um papel importante para a divulgação de uma marca, bem como dos serviços ou dos produtos comercializados por ela. Com isso, o sucesso de muitos empreendedores ocorre graças às estratégias de marketing digital. No entanto, você sabe o que é marketing digital?

Com o advento da rede mundial de computadores, o marketing digital se tornou a forma mais lucrativa de tornar uma empresa conhecida, pois atrai novos negócios, cria relacionamentos, e uma identidade para a marca é desenvolvida. Para colocá-lo em prática, basta ter um bom planejamento.

Neste artigo, vamos apresentar quais são os benefícios do marketing digital para a sua empresa. Acompanhe!

Intensifica o alcance global

Em uma campanha realizada com estratégias de marketing tradicional, outdoors ou flyers são a forma de atrair a atenção do cliente para um produto ou serviço. Esses recursos atingem apenas uma determinada região, que influencia diretamente no custo e no tamanho da ação.

Com a Internet, qualquer empresa pode conquistar alcance global, já que não há limites geográficos nem distâncias que precisam ser percorridas. Dessa forma, uma mesma campanha pode ser eficaz regional, nacional e até mesmo internacionalmente.

Aumenta a interatividade com o público

Utilizar as redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, é uma ótima forma de aproximar os clientes de sua marca. Com a utilização do marketing digital, a comunicação multilateral passa a ser a chave do sucesso e possibilita interações mais ricas com o seu público-alvo.

Além de chamar mais atenção de seus clientes, uma das maiores vantagens é o fato de ser possível gerar informações, como comportamento e demografia, que auxiliam na forma de compreender melhor o seu público-alvo e, com isso, criar campanhas ainda mais eficientes.

Mensurar é possível

Uma das principais vantagens do marketing digital é poder mensurar quase tudo. É possível descobrir a quantidade de visitas em sites e páginas nas redes sociais, a performance das campanhas, a quantidade de cliques em anúncios, dentre outros.

Por meio desses dados, fica mais fácil para os profissionais de marketing conseguirem criar campanhas cada vez mais eficientes, direcionadas e personalizadas para o público-alvo. Com a mensuração em tempo real, é possível, inclusive, detectar quais são os pontos falhos em uma estratégia e modificá-la em seguida.

Importância da segmentação

Com todos os dados coletados no site e nas páginas das redes sociais do seu negócio, é possível saber quais são as estratégias que melhor se encaixam com o perfil de seus clientes. Dessa forma, o investimento para ações de marketing digital passam a ser extremamente direcionados e, consequentemente, as campanhas obtêm mais sucesso.

Estratégias do marketing digital

As estratégias mais utilizadas no marketing digital são: Search Engine Optimization (SEO), e-mail marketing, links patrocinados e marketing viral, com o uso das redes sociais.

SEO

O SEO é indicado para otimizar sites e tem a finalidade de conquistar resultados orgânicos na busca, ou seja, resultados por meio da procura espontânea do público-alvo. As principais vantagens são: investimento a longo prazo, resultados com maior durabilidade e maior índice de cliques nos resultados naturais de busca.

E-mail marketing

O e-mail marketing é indicado para quando você conhece o perfil do seu cliente, que lhe deu autorização para enviar e-mails a ele. Nessa estratégia, a compra de listas de e-mails não é recomendada.

Links patrocinados

Os links patrocinados, dependendo do caso, são mais eficazes que o SEO. Quando isso ocorre? Na divulgação de uma promoção e quando a empresa deseja obter resultados mais rápidos. Um dos recursos mais conhecidos é o Google Adwords. Nessa prática, você paga apenas os cliques nos anúncios.

Marketing viral

Para o marketing viral, é preciso ter muito planejamento. Consiste em utilizar as redes sociais como disseminadora da divulgação da sua marca, pois é como um vírus de computador, que infecta dez, em seguida mais vinte, depois mais trinta e, assim, sucessivamente. Para que isso ocorra, os conteúdos precisam ser criativos e inovadores.

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *