fbpx

Entenda como aumentar o faturamento do seu negócio

aumentar faturamento

Pensar em aumentar o faturamento, crescer e expandir os negócios sem prejudicar a saúde financeira da organização é o que todo empreendedor espera alcançar. Mas aumentar o faturamento sem um bom planejamento pode ser uma perigosa armadilha, podendo prejudicar as finanças da empresa e a qualidade dos produtos/serviços.

E o resultado pode ser nada animador: muitos negócios perdem clientes, reduzem as receitas, passam a ter insuficiência de fluxo de caixa (e, consequentemente, falta de capital de giro) e logo tendem a fechar as portas.

Ampliar o faturamento não está relacionado apenas à geração de leads e em aumentar as vendas, mas em estabelecer estratégias que possam fidelizar os clientes atuais e, assim gerar novas receitas. Além disso, simples práticas administrativas, como acompanhar os custos e estabelecer um bom relacionamento com os clientes, podem ampliar o faturamento e a conquista de uma excelente rentabilidade.

Mas como aumentar o faturamento? Algumas ações podem ser facilmente colocadas em prática no dia a dia do seu negócio para aumentar o faturamento da sua empresa.

Conheça e otimize os processos internos

Você conhece o ciclo financeiro do seu negócio? Sabe qual a origem e o destino do dinheiro? Antes de colocar em prática qualquer tipo de estratégia que vise aumentar o faturamento, é essencial que o gestor esteja envolvido com todo o fluxo de produção do seu negócio e conheça todos os recursos que são utilizados.

Estar envolvido em cada etapa da cadeia produtiva ajuda a identificar gargalos que impedem o crescimento da empresa, reduzindo (ou eliminando) custos e, assim, otimizando o que realmente é importante.

Contratar uma consultoria para ajudar a estabelecer um bom planejamento do negócio é uma excelente oportunidade de identificar tudo o que ocorre dentro da empresa e a estabelecer estratégias direcionadas para trazer melhores resultados e, consequentemente, maior receita de vendas.

Acompanhe as despesas

Se você não gerencia, não pode controlar. Esta é a premissa básica para um negócio de sucesso. Administrar, monitorar e controlar as despesas da empresa garante ao empreendedor identificar recursos que estão sendo utilizados desnecessariamente, o que impacta diretamente no faturamento da organização.

Cortar custos para aumentar o faturamento não é a melhor solução quando realizado sem qualquer tipo de planejamento. Alguns gastos são necessários para manter o nível de produção e a qualidade dos produtos/serviços — eliminar custos sem pensar na qualidade é prejuízo na certa — gerando perda de clientes e de credibilidade para a empresa.

Potencialize o relacionamento com o cliente

Seu cliente está satisfeito com o que sua empresa está oferecendo? Garantir a satisfação do consumidor e identificar o que ele realmente espera encontrar é a melhor maneira de gerar leads e fidelizar aqueles que já fazem parte do negócio, transformando uma oportunidade em receita.

Estabelecer um relacionamento duradouro e confiante com o cliente exige dos empreendedores uma boa pesquisa. As informações levantadas serão responsáveis por permitir que a empresa estabeleça ações mais assertivas.

Leve em consideração: seu público-alvo procura qualidade, preço atrativo, produtos diferenciados, atendimento personalizado ou todos estes fatores.

Conhecer o público-alvo e saber identificar o que procuram possibilita ao gestor focar em estratégias que possam oferecer produtos/serviços melhores ou mais diversificados e que atendam à necessidade dos seus clientes.

Fique de olho no trabalho dos concorrentes

É sempre bom acompanhar o que a concorrência está fazendo. Fique de olho em quais produtos/serviços estão sendo oferecidos e quais os diferenciais em relação ao da sua empresa, quais as estratégias estão sendo adotadas, os preços praticados e tantas outras informações que possam ajudar no processo de decisão e a comparar a sua empresa com as movimentações do mercado.

Conhecendo as deficiências da concorrência, é possível traçar estratégias para estimular os diferenciais da sua empresa que podem ser convertidos em novos consumidores e, consequentemente, em um maior faturamento.

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *