fbpx

Conheça os principais erros na estratégia de marketing digital

O Marketing Digital até parece fácil, mas é repleto de detalhes que devem ser levados em consideração na hora da execução. Veja alguns deles.
marketing digital

Atualmente, a plataforma digital é, muito provavelmente, a maior ferramenta de divulgação para quase todos os tipos de negócio. Mas os resultados só serão satisfatórios se você conhecer e administrar bem esse recurso. O planejamento da estratégia de marketing digital é muito importante, pois é a primeira etapa do processo e impacta bastante nos resultados obtidos a partir deste meio.

O investimento em marketing digital pode ir além da potencialização do volume de vendas. A internet pode, e deve, ser utilizada para facilitar o processo de vendas, reduzindo custos operacionais e facilitando a vida de quem compra e de quem vende. Mas para alcançar o máximo desse potencial, alguns erros devem ser evitados a todo custo.

Erro 1: Não se atualizar sobre o Marketing Digital

Conhecer as estratégias e ferramentas é elementar. As novidades e atualizações no mundo da internet são constantes e acontecem rapidamente. Por isso, é preciso dedicar tempo e investimento para conhecê-las e saber como empregá-las conforme a sua demanda. Amparado por bons profissionais e com um pouco de estudo sobre o tema, você terá conhecimento muito útil.

Erro 2: Não cobrir as diversas plataformas disponíveis

Um engano comum por parte de quem quer investir em marketing digital é negligenciar os diferentes tipos de plataformas de acesso à internet. A Pesquisa Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018, do IBGE, aponta que o acesso via mobile, por exemplo, já é utilizado por 98% da população pesquisada, consolidando-se como o canal mais utilizado, seguido por computadores (56%) e TV (18%).

Assim, é necessário prezar pela responsividade, ou seja, pela boa exibição dos materiais em todos os tipos de tela, sejam de computadores, smartphones ou tablets.

Erro 3: Ignorar as avaliações sobre a sua empresa na rede

Isso é um erro capital. Como fonte de informação confiável, os consumidores recorrem cada vez mais às avaliações das empresas na internet. Se a maior parte dos seus comentários são negativos, esqueça esse cliente que está pesquisando!

Além disso, se você não dá atenção à opinião dos seus clientes, está no caminho errado. É preciso investir no acompanhamento das postagens a respeito do seu produto ou serviço, resolver as demandas que surgem no pós-venda e até responder aos elogios feitos nas redes sociais. Como vantagem competitiva, isso deve melhorar sua avaliação no mundo digital e estreitar seu relacionamento com os clientes.

Erro 4: Não conhecer as redes sociais

Você pode até não gostar de usar redes sociais na sua vida pessoal. Mas um bom empreendedor precisa estar por dentro do funcionamento dessas ferramentas poderosíssimas. E, pode ter certeza, a sua atuação deve ir muito além de colocar uma página da empresa no Facebook.

O Instagram, por exemplo, pode ser excelente para a promoção de um conteúdo com uma imagem forte, mas que exige pouco texto. Já o LinkedIn é ideal para empresas B2B (Business to business – empresas que vendem para outras empresas) e assuntos profissionais. O Tik Tok, fenômeno recente, veio para brigar pela audiência com conteúdos em vídeos curtos, impessoais e divertidos.

Erro 5: Não investir em promoção de conteúdo e relacionamento

Você acabou de ler sobre a importância das redes sociais. Então, invista! Você precisa dedicar parte dos investimentos para a promoção do conteúdo (de qualidade, evidentemente) que produziu. As campanhas devem ser adequadas à rede que você escolheu e segmentadas de acordo com seu público.

Já no Google AdWords, é possível criar anúncios baseados nas palavras-chave que o internauta utiliza na busca. Assim, de acordo com o que ele está procurando, a pesquisa é direcionada para o seu conteúdo.

Algumas atitudes podem evitar o lugar-comum e muitos erros relacionados à estratégia de marketing digital. E a escolha da agência certa para trabalhar a sua estratégia norteará suas ações para a conquista dos resultados pretendidos. Investimento sem qualidade e planejamento é amadorismo. E, no ambiente digital, “vender bem o seu peixe” é condição essencial para o sucesso.

Quer aprender mais sobre estratégias de marketing? Baixe gratuitamente o eBook Inbound Marketing: Uma introdução à metodologia. Bons estudos!

cta-inbound-marketing

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *