fbpx

Como calcular o ROI das suas estratégias de Marketing Digital

como calcular o ROI

O marketing digital tem características que o diferencia claramente do marketing “tradicional” — a maioria delas originadas em aspectos ligados ao ambiente da internet e a outras plataformas. Uma das mais marcantes entre essas características é o amplo domínio que se pode ter das métricas das estratégias.

As métricas possibilitam ampla mensuração dos resultados de qualquer campanha ou ação online, o que é um diferencial que deve ser explorado ao máximo. Isso não deve acontecer apenas ao final de cada ação, quando os resultados são detalhados e demonstrados, mas também ao longo do período, pois permite realizar correções em aspectos que podem estar influenciando negativamente os resultados.

Ou seja, métricas bem utilizadas permitem otimizar campanhas e ações de marketing digital também durante a sua execução.

Mensure o que realmente importa

Quando você vai analisar o resultado de alguma ação, é preciso escolher métricas que realmente façam sentido. Nesse cenário, é preciso ter cuidado para não perder tempo com as chamadas “métricas da vaidade”, ou seja, métricas que não refletem resultados efetivos de negócio, como, curtidas e compartilhamentos no Facebook, por exemplo.

A não ser em casos muito específicos, esse tipo de métrica não representa algo realmente relevante para o seu negócio. Então, que tipo de métrica deve ser priorizado? Alguns exemplos:

Taxas de conversão e índices ao longo do funil de vendas:

  1. Visitantes do site que são convertidos em leads;
  2. Leads que são convertidos em oportunidades de negócio;
  3. Oportunidades de negócio que são convertidas em clientes;
  4. Taxa de conversão geral: índice de visitantes do site que são convertidos em clientes;

Custo por lead (CPL)

Determina quanto você gasta, em média, para adquirir uma lead;

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Indica o investimento médio para cada cliente conquistado;

Ticket médio

Valor médio de cada transação realizada.

ROI

Em cada tipo de negócio, deverão ser escolhidas métricas que efetivamente contribuam para uma análise estratégica de resultados. Mas existe uma métrica de marketing digital que sempre deve ser considerada, independentemente do tipo de negócio: o ROI.

ROI, em inglês, significa Return On Investment. Em português, retorno sobre o investimento. Basicamente, o ROI indica quanto você fatura para cada unidade monetária investida.

Esse indicador, em termos de negócio, é tão importante que, caso fosse permitido utilizar uma única métrica, certamente sua opção deveria ser o ROI. Afinal, por meio desse cálculo, você pode ter uma visão clara do que funciona e do que não funciona na sua estratégia.

Saiba como calcular o ROI das suas estratégias de marketing digital

É aceito no mercado que uma campanha tem ROI positivo quando gera faturamento suficiente, pelo menos, para pagar os custos do investimento. Claro que esse não é o cenário ideal, pois o objetivo final é o lucro, mas, se em alguns casos acontece um “empate”, isso é aceitável.

Então, como calcular o ROI? Existe uma fórmula simples para isso:

ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Isso significa que o cálculo considera o total faturado descontado o total investido para chegar ao valor monetário resultante da campanha ou ação. Em seguida, esse valor é dividido pelo total investido, chegando ao valor absoluto do ROI. Se preferir, você pode multiplicar o resultado por 100, para expressar o ROI em formato percentual.

Vamos a um exemplo? Imagine que você investiu R$ 2.000 em um campanha de mídia paga, que resultou no valor de R$ 7.000 em vendas. Aplicando a fórmula, teremos:

ROI = (7.000  2.000)/2.000

Nesse caso, o ROI será de 2,5 (ou de 250%, caso você prefira formato percentual).

Assim, você viu que não existe grande dificuldade em calcular o ROI, que é uma métrica essencial para estratégias de marketing digital. Da mesma forma, existem muitas outras ações simples que você pode tomar para aumentar o resultado das suas ações online.

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *