fbpx

6 benefícios que o Inbound Marketing traz para o seu negócio

Fazer Inbound Marketing é essencial para as empresas que querem vender mais. E, em alguns segmentos, já é fundamental até mesmo para a sua sobrevivência.
Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem se consolidado como uma estratégia efetiva em empresas de diversos ramos, tamanhos e segmentos. Confira, a seguir, seis benefícios que uma estratégia de Inbound Marketing bem estruturada pode trazer para o seu negócio!

1. Disponibilizar conteúdos para atrair e ajudar seus clientes

O consumidor moderno busca na internet informações sobre a sua empresa antes mesmo de ele fazer parte do seu ciclo de vendas. Um estudo aponta que 93% da experiência online dos clientes inicia a partir de uma busca em sites como o Google. Por isso, produzir conteúdos relevantes que apareçam nessas buscas e atraiam seu potencial cliente para o conteúdo da sua empresa é fundamental.

Pesquisando as informações corretas e definindo com clareza suas buyer personas, você pode saber onde seus potenciais clientes estão buscando a informação sobre seu produto e serviço. Dessa forma, é possível distribuir suas ações de Inbound Marketing estrategicamente, a fim de atrair leads para seu funil e educar seus potenciais clientes sobre assuntos de seu interesse e relacionados ao seu negócio.

2. Mensurar seus resultados de forma mais certeira

Diferentemente do marketing tradicional (ou Outbound Marketing), em que os dados do número de pessoas que viram o seu anúncio são incertos ou refletem uma estimativa aproximada, um dos benefícios das ações de Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais concreta e precisa. Com a ajuda das ferramentas corretas, é possível obter, em tempo real, dados como número de cliques, acessos nos blog posts, conversões, visitantes do site e outras métricas.

3. Otimizar seus gastos com comunicação e estratégias de marketing

Entre os benefícios do Inbound está a redução de seus custos e a otimização de sua verba. O Inbound Marketing custa 62% menos do que o Outbound Marketing. Com isso, você pode economizar no orçamento da sua empresa em ações tradicionais (e com custo mais elevado) e focar seu investimento em ações de marketing que geram mais retorno e oferecem opções com melhor custo x benefício.

4. Melhorar o ranqueamento de sua empresa em buscas orgânicas

Como já vimos, o cliente já busca informações sobre a empresa antes mesmo de ter seu primeiro contato com ela. Sites de busca, como o Google, são uma ótima oportunidade de exposição para a sua marca.

Para garantir um bom posicionamento de seus canais digitais, sua estratégia de Inbound Marketing pode contar com ações focadas em SEO (Search Engine Optimization), que tornam seu conteúdo mais relevante de acordo com os mecanismos de busca da ferramenta e a busca orgânica – ou seja, resultados naturais em mídia gratuita – de seu público.

A melhora do SEO e o aumento da presença em buscas orgânicas é prioridade de 66% dos profissionais de marketing ao adotarem a metodologia de Inbound Marketing.

5. Promover um marketing mais aderente ao perfil do novo consumidor

Geralmente, a rotina de navegação do público passa por sites, redes sociais e portais de notícia. São nesses canais que, comumente, ocorre a busca por informações, e não por janelas pop-up e notificações que interrompem a vida do consumidor. Essas ações interruptivas já não são aderentes ao público atual: hoje, o consumidor está no comando!

Uma das chaves do Inbound Marketing é promover o chamado marketing de permissão, ou seja, ações que se adequam aos hábitos digitais do seu público, fazendo parte, naturalmente, do dia a dia do cliente, sem interrompê-lo e estabelecendo uma conversa com a sua permissão e interesse.

Mantendo seu site atualizado constantemente e com informações relevantes, ou gerando material rico no seu blog, você promove ações menos invasivas e com maior eficiência para esse público.

6. Gerar vendas qualificadas e maior retorno de investimento

De acordo com a metodologia de Inbound Marketing, todo indivíduo que visita seu conteúdo é um cliente em potencial. Estratégias de Inbound Marketing geram benefícios de obtenção de informações sobre esses visitantes em troca de conteúdo. Chamamos isso de geração de leads.

Um lead é um visitante que fornece informações para sua empresa em troca de conteúdo. E a captura e qualificação desses leads gera um retorno sobre investimento (ROI) maior (média de 275%) e vendas mais qualificadas, pois a conversão de leads em oportunidades de venda é resultado de um processo de nutrição de conteúdo focado e relevante, com potencial de gerar 54% mais oportunidades de venda do que estratégias de marketing tradicional.

cta-inbound-marketing

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário